segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A nova comédia de Bruno Podalydès

Um dos mais vistos no Festival Varilux 2012 Cinema Francês

Estrelado por Denis Podalydès,Valérie Lemercier e Isabelle Candelier

                                                                                 Guilherme de M. Corrêa

  Nova comédia francesa acaba tendo uma grande referência de um romance, quando começa-se a comédia de Bruno Podalydès, temos a leve impressão de um gênero diferente, um estilo comédia-romântica, mas não daquelas que todo mundo sabe como é mais ou menos o enredo.
  Bruno nos leva em um mundo onde a fantasia ganha vida, nos leva aos detalhes realistas da vida engraçada e romântica, com uma trilha-sonora encantadora, porque à final um título tão "dramático"? "Adeus Berthe: O Enterro da Vovó", o grande mistério é esse ao longo do filme, afinal quem foi Berthe?
  O nosso carismático protagonista Armand (Denis Podalydès), sim é o irmão do diretor, e podemos dizer é uma combinação de trabalho perfeito no cinema, ficou sabendo que avó tinha falecido, só que ele "esqueceu um pouco dela", ele é um farmacêutico meio fora do normal, por sua aparência engraçada, lá ele trabalha com a esposa, Hélène (Isabelle Candelier), em Chatou, subúrbio de Paris.
  Só existem vários problemas familiares com o Armand, na farmácia onde trabalha, em uma gaveta ele esconde os "acessórios de magia", pois ele prepara, em segredo, uma mágica para o aniversário da filha de sua amante Alix (Valérie Lemercier).
 O problema vem aí...E vovó Berthe nisso tudo? Será enterrada ou cremada? E quem era a misteriosa avó? Armand não nos revela quem ela é...ficamos muito curioso para saber quem é ela, vai revelando aos poucos, a construção histórica do filme é muito interessante, fotografias, cartas, cenários maravilhosos, te leva para o passado e faz o telespectador lembrar de alguém que fora muito importante que já não existe mais.
  Um conjunto enigmático com elementos filosóficos que poucos vão entender só de assistir pela primeira vez, é daqueles que você terá de rever para entender a mensagem, pois Armand tem muitos segredos, tem o muito para mostrar em pequenos momentos, pois não nos mostra como Berthe é agora, mostra quando ela era mais nova, do jeito que Armand "ainda lembra um pouco, pois esqueceu-se dela..." e a vovó também tem o muito para nos contar. 
   Um filme para sorrir, ouvir a trilha-sonora, filosofar, rir, chorar, sentimentos múltiplos, não no estilo dramático, no estilo de alegria dessa nova comédia-romântica completamente motivadora e o telespectador nunca viu antes, como dizem por aí, filme francês é outra tática, outro foco, diferente dos americanos. Estará em Março de 2013 nos cinemas do Brasil, não percam é imperdível.







Nenhum comentário:

Postar um comentário