sábado, 26 de janeiro de 2013

Matéria Especial: David Fincher

Diretor americano, antes de ser conhecido, ele precisou melhorar muito

David Fincher, hoje tem 50 anos e é uma das marcas hollywoodianas

                                                                                       Guilherme de M. Corrêa

   Há tempos, viemos procurando referências do cinema, onde o foco é o trabalho do diretor para tornar-se uma estrela do cinema, antes de ficar na história como melhor diretor em vários filmes como "A Rede Social" e o "Curioso Caso de Benjamin Button", é preciso voltar na história para ver o trabalho que deu para ele fazer todos esses filmes.
   Fincher no começo, ele desde os 8 anos de idade, já brincava com a câmera da casa, começou achar seus instintos cedo, aos 18 anos começou a trabalhar em animações numa produtora da época, até que mais na frente, começou a dirigir comerciais de televisão, dirigiu grandes propagandas da marca, Nike e entre outras.
   Começou mais tarde a dirigir clipes com grandes artistas, como Madonna, Aerosmith e entre outros, até que apareceu uma grande oportunidade no mundo do cinema, entrou para dirigir o "Alien 3", o que foi uma péssima experiência para ele, não agradou muito a crítica e nem os fãs da saga. Ele voltou a dirigir clipes e comerciais de televisão. Tudo recomeçou quando ele dirigiu o suspense que foi aclamado pela critica, foi quando ele finalmente ficou conhecido no mundo do cinema com "Seven - Os Sete Crimes Capitais" e o "Vidas em Jogo".
  Não podemos esquecer o estrondoso, polêmico e violento filme que ele dirigiu, que foi aclamado pela crítica também, "Clube de Luta", não em termos do cinema, porque o desenvolvimento histórico apresentou muitas relações "anti-sociais", mas o sucesso mesmo foi a venda em VHS e ainda mais hoje, o lançamento em DVD foi estrondoso.
  Entrando na era da modernidade, o século 21, ele apresentou o estilo de filme com muito suspense, angustiante, com a atriz Jodie Foster, em "O Quarto do Pânico", mais tarde foi a vez da 1ª adaptação de uma obra literária para o cinema, o curioso caso "Zodíaco". E depois o tempo onde, ele finalmente chegou ao ponto de premiações do Oscar e do Globo de Ouro entre 2010 e 2011, com os filmes: "A Rede Social", "O Curioso Caso de Benjamin Button" e o mais recente trabalho dele foi a adaptação "remake" do 1° livro da trilogia que se tornou um Best-Sellers mundial, "Millennium 1: Os Homens que Não Amavam as Mulheres.
   Existem projetos futuros, não sabemos nada, em breve novas notícias dos seus trabalhos, aliás, foi dito que os atores Rooney Mara e Daniel Craig estão de acordo em continuar no papéis principais da continuação da trilogia Millennium, pois David Fincher ainda tem planos para ir até o final.

Segue abaixo mais detalhes sobre os trabalhos de David Fincher:
David Fincher
Data de Nascimento: 28 de Agosto de 1962 (50 anos)
Local de Nascimento: Denver, Colorado, EUA 
Biografia:
    David Fincher nasceu em Denver, Colorado, EUA, em 1962. E começou a fazer "filmes" aos 8 anos de idade, quando brincava com a câmera de seus pais. Em 1980 viu O Império Contra Ataca de George Lucas. Foi esta experiência que o fez olhar de outra maneira para o cinema e ajudou-o a encontrar o seu próprio estilo. 
    Começou a trabalhar numa empresa de animação, e aos 18 anos foi trabalhar para a "Industrial Light and Magic - ILM" de George Lucas onde ficou vários anos. Nesse período teve a oportunidade de trabalhar em O Retorno de Jedi (1983) e Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984).
   Deixou a ILM para fazer publicidade; o seu primeiro trabalho foi para a American Cancer Society. Também fez muitos clipes para artístas como os Aerosmith, Madonna e Paula Abdul, 6 dos quais chegaram ao Top 100 da MTV em recente eleiçao dos 100 melhores do século.
    Como realizador de longas-metragens estreou-se com "Alien 3" (1992). Infelizmente o filme não foi uma experiência agradável para Fincher, que passou um mau bocado com a equipe da 20th Century Fox. Além disso o filme não foi bem recebido pela crítica nem pelos fãs da saga. Esta má experiência fez com que Fincher recuasse para a publicidade e clipes.
   Mas a sorte bateu-lhe à porta com o argumento de Andrew Kevin Walker para "Seven" (1995), que deu a Fincher a aclamação da crítica que ele precisava para se afirmar como realizador. Impulsionado, parcialmente pelo poder midiático de Brad Pitt, este filme deu a Fincher uma boa posição para futuros trabalhos em Hollywood. Em 1997, David Fincher fez o seu terceiro filme, "Vidas em Jogo" com Michael Douglas.
  Com "Clube da Luta" (1999), além de amadurecer o seu estilo, o longa-metragem provocou grande polêmica devido ao seu conteúdo violento e personagens "anti-sociais". Apesar de toda polêmica e da fraca bilheteria (o filme não conseguiu reverter seus custos de produção nos cinemas), seu lançamento em VHS e DVD foi estrondoso, sendo um sucesso absoluto de vendas, com uma edição de luxo com 24 horas de extras no DVD.
   A partir do século 21, Fincher fez "O Quarto do Pânico" (2001) e "Zodíaco" (2007). Em 2008, Fincher recebe a sua primeira indicação ao Oscar com o melodrama "O Curioso Caso de Benjamin Button". A indicação retorna com "A Rede Social", em 2010. Em 2011, ele irá lançar a sua adaptação de "Millennium- Os Homens que Não Amavam as Mulheres".
  Os atores com quem ele mais costuma trabalhar são Brad Pitt ("Seven", "Clube da Luta" e "O Curioso Caso de Benjamin Button"), e Rooney Mara ("A Rede Social" e "Millennium- Os Homens que Não Amavam as Mulheres").

Premiações
Recebeu duas indicações ao Oscar de Melhor Diretor, por O Curioso Caso de Benjamin Button e A Rede Social.

Segue abaixo fotos do D. Fincher e dos seus trabalhos:





O 1ª DIREÇÃO NO CINEMA SEM SUCESSO 

1ª DIREÇÃO E 1° FILME COM MUITO SUCESSO

A MARCA DE RECONHECIMENTO DE FINCHER  NO CINEMA

POLÊMICO,  SANGRENTO E MARCA EM VENDAS EM VHS E DVD (ATUALMENTE)


SUSPENSE DE ARREPIAR, GRANDE ESTRELA, JODIE FOSTER

1° FILME ADAPTADO DE UMA OBRA LITERÁRIA

O ESTRONDOSO SUCESSO DO OSCAR EM 2010!!

OUTRO ESTRONDOSO SUCESSO DO OSCAR 2011!!

EXCELENTE ADAPTAÇÃO DO 1° DA TRILOGIA MILLENNIUM
MILLENNIUM 1: OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES (Adorei)

CURIOSIDADES (Veja abaixo):
Clipe do começo do filme (Millennium 1: Os Homens que Não Amavam as Mulheres) - Versão Cover de Led Zeppellin - Immigrant Song feita por "Trent Reznor & Karen O"



Nenhum comentário:

Postar um comentário