sexta-feira, 22 de março de 2013

Encantador, magnífico mágico de Oz


Sam Raimi caprichou em seu novo Oz: Mágico e Poderoso

Nesse longa, conta a história quem antecede o clássico "Mágico de Oz"

                                                                                   Guilherme de Moraes Corrêa

    O cinema não arrisca novas criatividades, há algum tempo, sempre vem um roteiro, direção, o conjunto vem trabalhando com algo pronto em que o cinema está acostumado a vender na indústria cinematográfica. Nesse trabalho de Raimi, ele utilizou algo pronto, é literatura infantil, mas partiu de uma criatividade própria de contar a origem à partir do livro L. Frank Baum.
     No início do filme, espectadores acharam uma tela menor e ao estilo preto-e-branco e o cenário realista e de época, ainda com os efeitos visuais em 3D. A partir desse ponto, conhecemos um circo normal, localizado em Kansas, onde temos um mágico, chamado Oscar Diggs (James Franco), o problema é que ele é um trapaceiro, ao seu estilo de se envolver com várias mulheres como se fossem qualquer umas.
    Nesse mundo ele tem uma namorada chamada Annie (Michelle Williams), um amigo que o chama de professor, chamado Frank (Zach Braff), todo atrapalhado. A grande dificuldade de Oscar Diggs é tornar-se alguém importante, ter reconhecimento por sua criatividade, admira grandes inventores, apesar do seu senso de humor, meio-sedutor e que é mágico em um circo itinerante.
     Até que nesse dia, não pode fazer sucesso em sua apresentação, por conta de grandes falhas e  ter ficado decepcionado em não poder fazer um milagre, de fazer uma menina de cadeira de rodas andar (Joey King).
    Tudo muda de curso, quando ele tem de fugir do circo, por conta do público achar o muito "esperto e trapaceiro" em não ser um mágico de verdade, então foge em um balão e com falta de sorte, é levado em um furacão para o mundo de Oz.
    É onde a tela fica fica maior e ganha cores, acredito que a intenção filosófica é dizer que o mundo real é sem graça e sem cores, já o mundo mágico é grande, maravilhoso e cheio de cores, só que nem tudo lá as coisas parecem melhorar para Oscar Diggs, ele encontra três bruxas, Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glinda (Michelle Williams). Além delas, encontra dois parceiros, um macaco-alado, chamado Finley (Voz de Zach Braff) e a menina de porcelana (Voz de Joey King).
   Encontrando todos esses personagens e outros habitantes da terra de Oz, acreditam que a profecia estava certa, o mágico de Oz viria para livrar eles da bruxa má, Evanora, acreditando que ele tenha poderes de um mágico de verdade, só que ao longo da jornada, nós espectadores sabemos que ele não é.
    Então vá ao cinema mais próximo e assista ao filme, "Oz: Mágico e Poderoso" (Oz: The Great and Powerful) e vale muito a pena pagar para ver a experiência em 3D é muito emocionante, encantador, a ideia funciona, é como se o espectador estivesse dentro de Oz, crianças irão adorar, adultos também gostar muito, apesar do aspecto infantil, tem um lado adulto da história. Existiu uma exposição no shopping JK Iguatemi, do figurino do "Oz: Mágico e Poderoso", que começou dia 25 de fevereiro e acabou no último dia 11 de março.
    A complexidade de figurino, maquiagens, efeitos visuais, história, filosofia, cores nesse conjunto, o mundo de Oz marca a trajetória com um bom início e boa origem para prosseguir com a continuação dentro de uma trilogia, deixando bem claro que no final terá uma sequência, apesar de lembrar algumas coisas do filme de Tim Burton, "Alice no País das Maravilhas" (Alice in Wonderland), mas a essência é outra, a história é bem diferente e com certeza vai encantar muitos corações. 
   E para quem gosta de viver "O mundo de Oz" com as próprias mãos, estará há venda alguns produtos do filme, principalmente para o público feminino, as maquiagens das bruxas, as make ups das personagens, esmaltes, roupas, vários acessórios promocionais do filme, vale a pena conferir as fotos que viram em seguida:









































































Nenhum comentário:

Postar um comentário