quarta-feira, 13 de abril de 2016

Crítica: Mente Criminosa com um pé na ficção-científica


A ciência e o crime juntos nessa empolgante corrida contra o tempo

Kevin Costner é Ryan Reynolds para salvar o mundo de Anarquistas

                                                                                                        Guilherme de Moraes Corrêa

      A ciência sempre foi um passo à frente do seu tempo para descobrir os mistérios tecnológicos para descobrir os enigmas das nossas memórias e cérebro humano em si, usando como base a CIA e a mente criminosa de um serial killer.
        E para mim foi uma surpresa esse filme, por tratar de um romance policial com cenário da nossa realidade com uma pequena alteração na tecnologia/ciência e os segredos que rondam a CIA. Tudo é muito estranho no começo.
      O nosso personagem principal é o Bill Pope (Ryan Reynolds) que é um agente secreto da CIA, numa missão contra um plano para caçar anarquistas que querem explodir a cidade com uma bomba nuclear. E logo no início Bill falha e morre na missão sem poder entregar o dinheiro e achar os anarquistas.
      E tudo leva o espectador a imaginar que a história acabou porque o herói morreu. Eu também imaginei algo do tipos, mas a trama cria um novo começo, bom Bill não morreu exatamente, a CIA ainda consegue pegar do cérebro dele no lóbulos da memória para resgatar o dinheiro e achar os anarquistas colocando no cérebro de um assassino, uma mente criminosa que nunca sentiu remorsos e emoções na vida. 
      A memória é implantada na cabeça de Jerico Steward (Kevin Costner), no início ele não parece receber totalmente a mente de Bill e o chefe da CIA, Quaker Wells (Gary Oldman) perde as esperanças. Já o responsável pela cirurgia de implante de memória, o Dr. Franks (Tommy Lee Jones) não abandona de vez, ele ainda acha que o Bill vai fazer Jerico lembrar das coisas.
    O pé na ficção-científica, me fez lembrar um poucos dos livros dos autores que escreveram grandes romances numa pegada policial como Isaac Assimov ou Philip K. Dick, ainda que o cenário é bem próximo da nossa realidade, não tem uma data, mas é uma distopia que pode apresentar semelhanças em futuras pesquisas científicas ou claro as falhas dessas experiências em seres humanos.
    O legal é que Jerico não tem uma personalidade própria com sentimentos, o que tem dele de verdade é a violência para matar pessoas e aos poucos o Bill vai tomando a identidade na cabeça dele e é tão bem interpretado pelo Kevin Costner, que chega a ser quase real demais para ser apenas na base de imaginação de um roteiro de um filme.
     E outro ponto importante é a esposa de Bill, interpretada pela mais nova atriz de Hollywood, já vimos sua estreia em "Batman vs. Superman: A Origem da Justiça", na pele da Mulher-Maravilha que deve repetir no filme solo e claro nos próximos filmes da DC Comics e dessa vez ela é a Jill Pope (Gal Gadot), uma mãe com uma vida normal ao lado da filha e protegida e amada por Bill...até "a morte" dele.
      O desenrolar da história é envolvida de violência, ação, mistérios, medo, memórias distorcidas e boas ao mesmo tempo que trazem de uma forma poética, detalhada e como pano de fundo a tilha sonora pelo compositor Brian Tyler consegue levar o espectador para dentro da "mente criminosa misturada com a mente de homem de família".
      E será que Bill/Jerico vai aceitar a ideia de salvar o mundo de anarquistas em troca de uma nova vida cheia de sentimentos e ter que viver a vida de outro homem e sim poder viver a sua que nunca teve? E ter de assumir o amor de Jill e sua filha, a família de Bill que está na sua mente, o experimento apresenta falhas...mas pode chegar no sucesso se for a sua escolha.
      Amanhã é dia de você pegar uma sessão e experimentar a "Mente Criminosa" (Criminal) e descobrir os mistérios que envolve essa realidade policial misturada com a distopia de um experimento para salvar o mundo, será que você vai sobreviver?!

VEJA FOTOS E TRAILER DESSE ELETRIZANTE THRILLER DISTÓPICO:



































































































Em breve mais um crítica de um filme que estreia amanhã também...fiquem de OLHO...tenho o muito que falar sobre "MOGLI - O MENINO LOBO"...vão assistir "MENTE CRIMINOSA" com bons olhos investigativos...vão tem uma experiência incrível...

2 comentários:

  1. Olá!
    Parabéns pela crítica. Achei seu post muito completo e rico em informações.
    Confesso que nem cheguei a ficar sabendo do lançamento desse filme mas de imediato me interessei (engraçado que na hora me lembrei de Criminal Minds) e após ter uma noção de como é, me interessei ainda mais. Adoro romances policiais, o estudo da criminologia e coisas assim.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado por ler e analisar as coisas boas. Sim, eu também adoro essas coisas de criminologia, investigações sobre assassinos em série. Confesso que sou apaixonado pelo lado criminal da Editora Darkside Books e os clássicos de terror são incríveis...porém só fica meio difícil para mim, pela 5ª vez a Caveirinha não me aceitou como parceiro...então estou sim muito bravo...é que também está difícil o emprego...mas em breve vou começar a trabalhar na FNAC...aí eu vou comprar alguns títulos...

      Abraços!

      Excluir