quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Crítica exclusiva: 13 Horas, um outro 11 de Setembro


Equipe de 6 soldados secretos de Benghazi arriscam suas vidas numa trama de tirar o fôlego

Michael Bay deixa de lado seus filmes clichês para contar uma história real

                                                                                                        Guilherme de Moraes Corrêa

      Acredito que a maioria quando vê que o filme é de Michael Bay, já pensa é mais um "Tartaruga Ninjas", "Transformers" ou algum ficção-científica do estilo barulhento, destruição e muita ação na trama.
    E nesse caso é um pouco diferente, na verdade eu estava com pé atrás em relação ao filme "13 HORAS: Os Soldados Secretos de Benghazi" estava com medo de o Michael Bay deixar a história real muito cheio de referências de outros filmes e deixar muito de ação.
     E no dia 15/02/2016, segunda-feira com exclusividade da Paramount Pictures Brasil, foi conferir com exclusividade a cabine de imprensa do filme e foi uma surpresa, porque também recebemos o livro que originou o filme, escrito pelo jornalista Mitchell Zuckoff, pela Editora Beltrand Brasil (selo da Record Brasil).
      E claro que vou fazer resenha crítica dele lá no "Condenados Por livros" em breve, quando soube que existia um livro bastante complexo sobre a história, já fiquei mais animado para conferir o filme e não mudei de opinião após conferir o filme.
     A trama do começo ao fim, a tensão sobre o espectador é de tirar o fôlego, o trabalho de Michael Bay revelou um lado mais realista e humano em seus trabalhos cinematográficos. O que me lembrou de bastante é o fato de que é um filme de guerra e sobre atentados envolvendo os E.U.A. a polêmica que já existiu em "A Hora Mais Escura", que eu pensei que futuramente a diretora deste podia trabalhar com Michael Bay, iria ser uma ótima dupla.
   O espectador vai poder conhecer melhor os acontecimentos reais que aconteceram em 11 de Setembro de 2012, sim é uma data bastante estranha e parece bem proposital para lembrarmos 11 de Setembro de 2001. 
     A trama conta os agonizantes terroristas atacando o Complexo da Missão Especial do Departamento de Estado dos E.U.A. e a base da C.I.A., conhecida como o Anexo, em Benghazi, na Líbia, onde a equipe de seis soldados - Mark "Oz" Geist (Max Martini), Kris "Tanto" Paronto (Pablo Shreiber), John "Tig" Tiegen (Dominic Fumusa), Jack Silva (John Krasinski), Dave "D.B." Benton (Toby Stephens) e Tyrone "Rone" Woods (James Badge Dale). A escolha do elenco provou que eles souberam interpretar uma luta brava para repelir os agressores e proteger os americanos que lá trabalhavam indo além de suas obrigações e realizando atos extraordinários de coragem e heroísmo para impedir uma tragédia ainda maior.
      A técnica de Michael Bay com as explosões de bombas e ataques inesperados é muito comum em seus filmes de ação, nesse trabalho podemos ver tudo isto de uma maneira realista do ponto de vista de um relato do que aconteceram durante as treze horas do infame atentado.
    A trama também me fez enxergar outro ponto dos filmes sobre guerra, até um tempo atrás achava filmes de guerra muito tristes e de tirar o fôlego. E por conta de tantas referências de leituras e filmes de "STAR WARS", pode entender com outros olhos e nesse novo filme pude perceber tantas coisas de ficção-científica para explicar a realidade das guerras do mundo real. O interessante é que um dos soldados do filme, "nas horas livres", antes de começar a trama agonizante, ele está lendo e fazendo muitas citações com os amigos do livro "O Poder do Mito" de Joseph Campbell.
      E é onde ele cita várias referências da "Jornada do Herói" na Mitologia Grega, inclusive este livro também fala da jornada heroica em STAR WARS, então não é tão atoa assim. Só existe uma pequena diferença, para quem é fã dos filmes de Michael Bay, está acostumado a ouvir uma música de fundo da banda Linkin Park, porém nesse sentimos muito a falta deles, pois tem muito haver. E o instrumental lembra muito o começo das músicas do Linkin Park.
     O conselho é que o espectador tem de conferir a grande estreia amanhã (18/02/2016), em todos os cinemas brasileiros, procure o mais próximo de você, vão conhecer melhor esse acontecimento que não ficou muito claro na época nas reportagens que apresentavam fontes não muito confiáveis. E mais, estou com o livro em mãos, vou conhecer a trama do livro para vocês conhecerem lá no blog "Condenados Por livros", só ficar de olho por lá. E boa sessão amanhã!

CONFIRA AS FOTOS E TRAILER DESSE ÓTIMO FILME:


















































ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DESSA CRÍTICA, EM BREVE MAIS SOBRE O LIVRO, LÁ NO "CONDENADOS POR LIVROS" E POR AQUI TAMBÉM...NOVAS CRÍTICA DOS FILMES QUE VEM POR AÍ...NÃO PERCAM...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário